Compositores nos Games #1 - KOJI KONDO


Os games possuem muitas qualidades desde os seus primórdios, e um ponto que sempre foi destaque em muitos desses títulos foram suas trilhas sonoras, muitas delas marcantes, e é impressionante o quanto é um impacto gigantesco essa parte musical em relação ao ambiente do jogo, e isso independe do gráfico, e a partir desse primeiro texto vamos destacar alguns compositores que produziram verdadeiras “obras de arte”, marcando gerações, uma obra musical que se tornou inesquecível para muitos.

O artista a destacar no texto de hoje se chama Koji Kondo, figura importante na trilha sonora de games, compositor, pianista e diretor de som que trabalha na Nintendo desde 1983.

Alguns de vocês que estão lendo com certeza devem estar se perguntando, quem é esse Koji Kondo da Nintendo? E rapidamente podemos dizer que essa figura fez parte do crescimento de muitas pessoas, e inclusive deve ter feito parte da sua vida (Quem sabe), sendo você um gamer ou não, e logo você vai entender.

Takashi Tezuka, Shigeru Miyamoto e Koji Kondo, grandes lendas da Nintendo (Imagem Internet/Divulgação)

HISTÓRIA:

Koji Kondo nasceu no dia 13 de Agosto de 1961, e hoje tem 60 anos, formado em planejamento de arte na Universidade de Artes de Osaka com estudos focados em produção sonora e direção de música, Kondo começou sua carreira na Nintendo trabalhando na trilha sonora do game Punch-Out de Arcade em 1984 (um jogo de boxe bem divertido) e também fez as trilhas de Devil World (jogo de labirinto na mesma época), sendo o primeiro contratado da empresa como especialista em composição musical para jogos. A partir de então uma de suas maiores contribuições aconteceu juntamente com outras lendas da Nintendo, Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka em Super Mario Bros (na faixa “Super Mario Bros Theme”), que com certeza é uma das mais conhecidas de todos os tempos e que se tornaria um dos maiores clássicos dos videogames.

Mais tarde Kondo trabalhou nas partituras de The Legend Of Zelda destacando aqui o título Ocarina Of Time, sendo um dos mais agraciados musicalmente por toda a mecânica que o game traz com ritmos. Além desse título, muitos outros jogos importantes estão no seu currículo como Super Mario Bros 3, Super Mario World, Pilotwings, Star Fox, e mais recentemente em Super Mario Maker, como compositor e diretor.

Link e sua Ocarina, uma temática criada por Koji Kondo como dinâmica para seguir na história do game The Legend Of Zelda de Nintendo 64. (Imagem Internet/Divulgação)

Importância:

Koji Kondo é um dos mestres das trilhas sonoras para jogos, compondo muitas das canções ouvidas em vários clássicos da Nintendo, e se você antes não o conhecia saiba da importância desse compositor para o que hoje vemos como temas que viraram verdadeiros hinos em qualquer evento gamer, geek, nerd, e a verdade é que não temos como mensurar o tamanho de tudo isso. Sabemos que cada um guarda na memória lembranças significativas sobre os títulos citados, mas Super Mario Bros Theme é simplesmente um verdadeiro hino (voltamos a repetir) estando no nível de músicas de bandas famosas mundialmente, então quando falamos de não poder mensurar realmente fica fora do alcance, mas com certeza a Nintendo sempre teve preocupações com todas as questões de seus jogos, nos mínimos detalhes, assim como é até hoje, e não seria diferente com a questão de trilhas e efeitos sonoros. Convenhamos também que falando de música, muitas composições carregaram “nas costas” jogos ruins que são lembrados até hoje somente por essa parte, e esse é um bom motivo para destacarmos a relevância de um bom instrumental, e sim, videogame tem muitos belos instrumentais dignos de apresentações em belos palcos.



Comentários