Compositores nos Games - David Wise


Uma trilha sonora é composta para determinado conteúdo para passar emoção, te fazer imergir em algo, tendo uma sensação única, não te deixando se desprender de um só detalhe do que se está vendo. Ela está presente sempre, seja em filmes, séries, documentários, e no caso específico dessa coluna, nos jogos, que a muito tempo investem em conteúdos musicais de alto nível, com profissionais incríveis. O texto de hoje vai destacar mais um desses mestres, que marcou uma geração com sua obra inesquecível.

O nome da vez é David Wise, britânico, músico, design de som e compositor de trilhas sonoras de games. Ele trabalhou na empresa Rare de 1985 a 2009, participando de praticamente todos as trilhas da companhia, incluindo aí o sucesso estrondoso de jogos em parceria com a Nintendo, como Donkey Kong Country.

 

História:

 

David Wise nasceu em 1967 na cidade de Coalville, na Inglaterra, e está atualmente com 56 anos. Sua carreira começou tocando piano, depois trompete e bateria, sempre integrando bandas durante sua juventude. Quando trabalhava numa loja de música, encontrou os dois fundadores da empresa Rare, Tim e Chris Stamper, que ouviram naquele dia um material escrito e demonstrado pelo músico na própria loja. Assim os dois adoraram o que haviam escutado e ofereceram uma vaga a David na empresa. Com um estilo musical misturando muito sons ambientes com uma imersão de teclados, e metais, e partes bem melódicas, Wise se destacou por conseguir alcançar melodias interessantes, devido as suas influências musicais de vida.


   Tim e Chris Stamper, fundadores da empresa Rare. (Imagens da internet)


Curiosidades:


Wise foi o único compositor da Rare até mais ou menos 1994, e participou de muitas trilhas de games famosos, como California Games, Battletoads, Battletoads & Double Dragon, Donkey Kong Country (juntamente com Robin Beanland e Eveline Fischer), Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest (compondo sozinho), Donkey Kong Country 3: Dixie Kong’s Double Trouble (com Eveline Fischer), Donkey Kong Country: Tropical Freeze, sendo um dos seus trabalhos mais recentes o game Snake Pass de 2017.


  David Wise, Eveline Fischer e Robin Beanland, compositores da clássica trilha sonora do game Donkey Kong Country 1 de Super Nintendo. (Imagem da Internet)


Em 2009 Wise saiu da Rare, com a intenção de seguir uma carreira independente, criando assim seu estúdio pessoal o David Wise Sound Studio, continuando assim seus brilhantes trabalhos.

 

Relevância na Indústria dos games:

 

David Wise é um importante músico e compositor de trilhas sonoras de games, principalmente pelo seu estilo diferenciado. Com uma mistura de instrumentos que chamam a atenção, nisso incluindo ruídos, e andamentos das faixas bem tocantes, que mexem com uma parte emocional, seu talento fica claro nas músicas da série Donkey Kong Country de Super Nintendo, sendo o segundo jogo da franquia onde talvez exista uma parte mais aflorada de suas composições que com certeza dão um tom muito especial a toda a jogabilidade desse game.

 

Opinião:

 

Como um fã de trilha sonoras não tem como não se derreter literalmente pelo trabalho de um dos mestres desse tipo de composição instrumental como David Wise. Particularmente levo o game Donkey Kong Country 2 como um dos melhores de todos os tempos, e até hoje a trilha sonora desse título é incrível, e com certeza é impressionante quando analisamos faixa por faixa desse trabalho. Inclusive, aqui no Brasil lá pelo lançamento do jogo, saiu um CD acompanhando o cartucho original contendo só as trilhas sonoras. Confesso que ouvi muitas e muitas e muitas vezes, e até hoje ainda ouço.

Só posso repetir que é um brilhante trabalho, muito bem estudado, e falar de mestres é isso. David Wise é um desses mestres, que fizeram parte da infância de muita gente (incluindo a minha), com todo o conteúdo musical que embalava as jogatinas de horas e horas.


Abaixo a capa do CD oficial trazendo as músicas do jogo, que está na nossa coleção:


CD com as músicas do game Donkey Kong Country 2, lançado nos anos 90, acompanhando o cartucho de Super Nintendo. (Acervo Pessoal)


Esse foi mais um texto no blog, e no caso específico dessa parte musical, tem o objetivo de trazer um pouquinho desse mundo, como curiosidade mesmo, para mostrar esses profissionais que dedicam horas e horas a esse games tentando trazer o melhor da música para o público.



Comentários