Game em Foco - Bomberman (NES)




Bomberman é um jogo desenvolvido pela Hudson Soft por Shinichi Nakamoto, foi lançado em 1984 para Famicon (Nintendinho japonês), e a versão de 8 bits foi a que deu início a essa série de jogos que ficou consagrada por muitos desafios, pela diversão, humor e principalmente por poder jogar com os amigos. O objetivo era travar uma disputa com bombas e variados itens para ver quem sobrava como último sobrevivente do cenário. História: A história do primeiro jogo traz o White Bomberman como protagonista e a trama se desenrola no Planeta Bomber, localizado na galáxia de Nebulosa de Bomber, onde vivia o protagonista. O planeta tem a especialidade de criar bombas em fábricas, e todos os robôs trabalhavam no subterrâneo sendo obrigados pelas “forças” humanas que controlavam aquele planeta, mas o White Bomberman acaba descobrindo sobre um boato de que alguém que saiu daquele subterrâneo conseguiu virar humano, e aquilo aguça o White a buscar esse objetivo. Pontos curiosos do Game: - Bomberman é um jogo que mistura dinâmicas de ação, estratégia, plataformas, além do cenário na forma de tabuleiro.


Imagem da Internet

- O objetivo do jogo é depositar bombas em locais estratégicos e destruir inimigos e obstáculos que estejam pelo caminho. Você pode coletar itens de poder e até mesmo se matar caso o alcance do explosivo esteja alto, e você fique pelo caminho.
- A bombas podem ter seu alcance aumentado após a coleta de itens de poder ou cartas especiais, e isso pode variar entre efeitos, desde só aumento ou redução de força até fogo e outros elementos.
- A jogabilidade simples conta a favor do título, já que você só deve andar pelo cenário e depositar as bombas, e isso se resume a direcionais e um botão para colocar a bomba.    


Imagem da internet

- White Bomberman é um homem-robô na cor branca com o rosto dentro de uma tela oval, com corpo arredondado, sendo o personagem principal da série. Assim como Black Bomberman, que é o antagonista e tem as mesma características do herói, só a sua armadura que é preta.
- O desenvolvimento do game foi da Hudson Soft e em 2011 a empresa encerrou suas atividades, e mais tarde foi absorvida pela Konami. Também existiram jogos que foram distribuídos pela Ubisoft, e o curioso é que na Europa o game também tem o nome de Dyna Blaster.
  

Imagem da Internet

- O primeiro Bomberman só foi lançado nas Américas em 1989, portanto cinco anos depois de seu lançamento oficial, e com essa versão americana veio também a sua história, já que antes não havia divulgação de nenhuma trama para o game.
- Segundo Toshiyuki Takahashi da Hudson Soft a inspiração para o game veio de Bakudan Otoko (algo como Homem-Bomba), outro game da própria empresa lançado em 1983 para computadores da época, mas fora do Japão o game recebeu o nome de Eric And The Floaters, para não ser relacionado a atentados terroristas. De certa maneira essa foi a primeira uma ideia do que seria o Bomberman original, com a temática de colocar bombas no cenário.  


Eric And The Floaters (Imagem da Internet)

- O primeiro Bomberman vendeu mais de 1 milhão de unidades.

- O game teve vários títulos, que continuam até hoje, contabilizando quase 100 jogos lançados, além de animes e mangá da franquia.

- White Bomberman consegue se tornar um humano no final do game, sendo chamado de Runner. Um game chamado Lorde Runner também da Hudson Soft, tem muita ligação com o aclamado game.


Lord Runner (Imagem da Internet)

Considerações:


Bomberman é extremamente desafiador, e nesse primeiro título de Nintendinho já podemos perceber esse quesito, e também um pouco da sua dificuldade em que é preciso algumas estratégias para vencer, mas de qualquer maneira é bem divertido e ao mesmo tempo pode te deixar com raiva. O ponto negativo é que essa versão não é para 2 jogadores, o que é uma rotina para todos os jogos seguintes, porque a diversão é garantida quando se está jogando junto. Os comandos são bem simples, o que torna a jogabilidade um ponto forte, assim como as músicas da compositora Jun Chikuma, que no meu caso são bem marcantes por serem muito bem trabalhadas. Sem falar nos efeitos sonoros que são algo a parte, os barulhos das explosões e dos personagens quando morrem ou tem algum tipo de item diferente são bem legais, se tornando a marca registrada até hoje na franquia. Um game bem nostálgico, que se mantem a mais de 35 anos no mercado, uma franquia de sucesso, com uma temática bem interessante de jogatina e que com certeza faz parte da vida de muitos jogadores.





Comentários