Game em Foco – Pac-Man (Arcade)
Uma das grandes influências dos anos 80, se tornando um clássico nos games.
Pac-Man na versão para Arcades (Imagem da internet) |
No dia 22 de Maio de 1980 era lançado para os arcades um
game que se tornaria o grande diferencial e de suma importância para uma
geração inteira, seu nome “Puckman”, ou como ficou mundialmente conhecido Pac-Man. Criado por Toru Iwatani pela Namco e distribuído para o mercado americano
pela Midway Games em outubro de 1980, o game ganhou fãs por todos os cantos se
tornando um grande sucesso, com várias versões que se espalharam ao longo de mais 40
anos de idade do título, se tornando um fenômeno da cultura pop.
História:
O game não tem uma história específica, mas o objetivo é que
Pac-Man coma todas as pastilhas que estão espalhadas pelo labirinto, antes que
seja pego pelos seus inimigos fantasmas de nome Galaxians, assim é possível
passar para o próximo estágio.
Pontos Curiosos do Game:
- Pac-Man tem uma mecânica simples de gameplay, com o personagem tendo que comer todas as pastilhas do labirinto para vencer e passar de
nível. No total são 256 fases que são alcançadas de maneira progressiva.
A tela de início de jogatina (Imagem da internet) |
- O game também conta com o chamado “Power Up”, que acontece
quando Pac-Man come uma das pastilhas maiores, o que lhe concede um momento de
invencibilidade.
- A dificuldade desse jogo também é algo a se destacar, pois
foi considerada como tendo uma inteligência artificial muito bem elaborada para
a época, e isso era visto nos fantasmas que perseguiam o Pac-Man.
- Os quatro fantasmas (Galaxians) tinham nomes: Clyde (laranja), Inky
(azul), Pinky (rosa) e Blinky (vermelho), cada um deles tendo um tipo de
“inteligência artificial" diferente, o que na época foi muito elogiado
pela crítica.
Os Galaxian (ou fantasmas): Pinky (rosa), Inky (azul), Clyde (laranja) e Blinky (vermelho) (Imagem da internet) |
- Além do arcade, o jogo foi lançado para Atari 2600, e
depois para outros consoles e para PC. Sendo que em praticamente três décadas
desde os anos 80, Pac-Man tem versões em vários anos, o que inclui: títulos
mais modernos do personagem,
participações em outros jogos, e até mesmo em longa para o cinema.
- A ideia original do design do Pac-Man foi baseada em uma
pizza faltando uma fatia, o que representaria sua forma redonda, com a boca
aberta.
- O nome original japonês é PuckMan, mas no mercado americano isso foi mudado por conta da entonação da palavra Puck, para que não fosse confundida com o palavrão “Fuck”.
PuckMan é o nome original do nosso personagem (Imagem da internet) |
- Muitos produtos foram comercializados com a sua marca,
sendo Pac-Man o primeiro mascote de videogames, ou a primeira figura
emblemática, o que o colocou num patamar alto do sucesso.
- Existe uma versão feminina do Pac-Man (a esposa do
personagem), e foi apresentada num jogo no ano de 1981, seu nome era Ms.
Pac-Man com o jogo sendo do mesmo estilo do original. E existe uma curiosidade
sobre esse título, pois ele foi produzido a partir de uma cópia ilegal do
Pac-Man de nome Crazy Otto, assim que a Midway comprou o nome, editou esse game
e o transformou na versão da Ms. Pac-Man.
Ms. Pac-Man a versão feminina do personagem. (Imagem da Internet) |
- E ainda naquele ano
surgia o Pac-Man Jr, que trazia um protagonista criança, usando um boné com uma
hélice. Seria esse um filho do Pac-Man? Fica aí a questão.
- Pac-Man teve outros títulos ao longo do tempo, e ainda nos
anos 80 foi produzida uma série animada pela Hanna-Barbera, onde o protagonista
foi mostrado junto com a sua família esférica, e suas aventuras.
A família Pac-Man, no desenho dos anos 80. (Imagem da internet) |
- Um jogador de nome Billy Mitchell tem o maior recorde no
game com o total de 3.333.360 pontos, nas 256 fases.
- A fase de número 256 não pode ser completada porque o game
trava em certo momento, sendo esse um tipo de bug.
- Toru Iwatani tinha o objetivo de alcançar o público
feminino com o game, porque para ele os fliperamas eram ambiente muito
masculinizados, e que existiam poucas meninas jogando na época, ou até mesmo
interessadas nos fliperamas.
Toru Iwatani o criador do Pac-Man. |
- Pac-Man também é considerado o primeiro jogo a atrair a
grande mídia para o mundo dos videogames.
- O game arrecadou somente nos anos 80 cerca de U$$ 1 bilhão
nos fliperamas.
- Em 2015 foi lançado o longa Pixels, com Adam Sandler, e no filme Pac-Man é um vilão, e contracena com o seu criador Toru Iwatani.
O longa Pixels de 2015. (Imagem da internet) |
Considerações:
Um clássico, com uma importância tremenda para o mundo dos games, Pac-Man representa uma evolução nessa indústria tão amada no mundo todo, numa época que considero de ouro para o games, que foram os anos 80. Falando na jogabilidade não tem como não amar esse jogo, que é viciante e por mais repetitivo que pareçam ser as fases, isso te faz ficar horas e horas naquelas telas, o que sempre me leva a pensar nos games feitos para celulares que tem a mesma mecânica simples e são bem divertidos. Na parte de efeitos sonoros tudo é bem simples, então posso dizer que funcionam bem para o jogo até hoje. E para finalizar não posso deixar de falar do personagem, que é bem caricato, e por isso teve o grande apelo, sendo comercializado em tudo que pode, desde camisas, copos, bonés, para citar alguns exemplos. Enfim, esse texto de hoje foi para poder falar um pouco de Pac-Man, um dos clássicos mais queridos de todos os tempos, e mesmo que a nova geração não tenha tanto conhecimento sobre o personagem atualmente, a esfera amarela de boca grande sempre estará ali num game, com uma participação brilhante, e é com muita felicidade que falo desse título, que faz parte da história da indústria dos jogos eletrônicos.
Excelente texto, Fabrício! Sou meio do contra quanto às críticas que fizeram ao filme Pixels, geralmente julgado como ruim: algumas coisas são boas nesse filme, especialmente a atuação do Peter Dinklage como Fireblaster (a cena em que ele diz ao Toru Iwatani que faz do jogo dele um capacho foi sensacional). Como menção às muitas participações de Pac-man em outros jogos, eu destaco sua inclusão ao elenco de Super Smash Bros. e Street Fighter X Tekken (sim, não podia deixar passar os kohuinhos de luta, huahua). Parabéns pelo seu trabalho, Fabrício, e continue assim!
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