Game em Foco - Maui Mallard In Cold Shadow (SNES)

 

No ano de 1996 era lançado para Super Nintendo o game Maui Mallard in Cold Shadow produzido pela Eurocom e lançado pela Disney Interactive. Um game de plataforma com muitos desafios, para um jogador, e contando com um personagem icônico o Pato Donald como protagonista, numa aventura com uma trama bem interessante e levando o peso da Disney para os games.


  

HISTÓRIA


O detetive Maui Mallard (Pato Donald) está de visita a uma ilha tropical, quando o misterioso espírito guardião da ilha de nome Shabum Shabum desaparece, e sem a presença dele a ilha corre o risco de explodir. Assim o detetive Maui resolve investigar a situação e nessa missão ele acaba encontrando uma fortaleza de treinamento que lhe concede poderes e habilidade ninjas, transformando-o em Cold Shadow. Agora Maui sabe que para encontrar o guardião da ilha terá um percurso ainda mais perigoso principalmente após ganhar esses poderes, pois sua luta será contra inimigos e forças que ele nem imagina.




PONTOS CURIOSOS DO GAME:


- Maui Mallard in Cold Shadow tem o nome diferente na Europa, se chamando Donald Starring Maui Mallard, já que é o personagem que estrela o game.



- O jogo foi um dos primeiros a ser lançado sob o selo da Disney Interactive. 


- O game tem uma dificuldade elevada, sendo considerado um dos mais difíceis.


- As fases são divididas em 5 partes e ao final destes vocês enfrenta um boss. Mas as fases não são lineares, principalmente a partir da transformação do Donald em Cold Shadow, tornando assim os caminhos mais improváveis, pois você deve encontrar a saída do lugar onde está e isso aumenta ainda mais o desafio.


- Você controla o Maui (Donald) detetive, usando sua arma que dispara insetos e ao mesmo tempo quando está com os poderes você tem as habilidades do ninja Cold Shadow com o seu bastão. Podendo alterar de “forma” durante o andamento do jogo.



- O clima do jogo apesar de ser da Disney tem partes bem “darks” com algumas temáticas bem escuras e os inimigos seguem esse padrão, com zumbis, olhos gigantes como tema de fundo, além dos próprios ninjas inimigos, mas tudo é bem pensado e isso conta muito para a ambientação já que os cenários seguem a questão da ilha e o seu contexto de relação com magias.


- Existem duas coisas interessantes nesse game, em uma fase você controla um robô gigante e em um outra você encolhe, quer coisa mais louca que isso.


- A primeira versão lançada do game foi para Mega Drive, depois temos a de Super Nintendo e a de PC.


- Os combates com os inimigos se diferem ao jogar como Donald (Maui). Com ele você atira com sua pistola e tem a vantagem de acertar inimigos a distância. Já como Cold Shadow você usa seu bastão para atacar e contra-atacar, numa vantagem na batalha corpo a corpo.


 


- Você recolhe itens especiais que lhe garantem vidas, como as cabeças dourada do Donald que ficam pelas fases, além de poder aumentar sua barra de life com outros itens que estão divididos em moedas, insetos, itens de restauração vital e as joias.


- Existem fases bônus que são alcançadas após coletar 70% das joias nas fases.




- Lançado em meio a grandes games da época, Maui Mallard não teve o sucesso esperado devido a talvez a falta de um marketing maior e melhor trabalhado, mas também devemos levar em conta que na concorrência estava um certo Donkey Kong Country 3.


- Considerado um dos grandes trabalhos da Disney nos vídeo games por conta dos gráficos 2D muito bem desenvolvidos que deram um destaque grande para os cenários de fundo, o jogo é até hoje destacado como algo que consegue tirar o máximo de potencial do Super Nintendo.


- Michael Giancchino é o compositor das trilhas do game de Super Nintendo e Mega Drive, ele também foi responsável posteriormente por várias trilhas de filmes famosos como Missão Impossível III, Os Incríveis e Up – Altas Aventuras.


- Na versão de PC a trilha original foi orquestrada por Steve Duckworth, já que ele tinha melhorias por conta da qualidade da versão para computador.


- Após derrotar o malvado feiticeiro e vilão do game, os nativos da ilha que estava para explodir nomeiam o lugar com o nome do detetive, Maui Mallard.


CONSIDERAÇÕES DO GNOMO:


Esse game marcou minha infância e tenho que elogiar a sua qualidade e capacidade de imersão, principalmente quando nos transformamos no ninja Cold Shadow, algo muito divertido. Os gráficos traduzem o trabalho minucioso dos criadores que conseguiram utilizar a capacidade do Super Nintendo, com sprites e artes perfeitas. A trilha sonora é espetacular, mesmo com as limitações do console de 16 bits, o que não altera em nada sua qualidade e a jogabilidade é altamente precisa, tanto nos controles dos personagens (Maui e Cold Shadow), quanto no designer das fases onde você deve ter atenção e habilidade para chegar ao final de cada estágio. Enfim, esse é um game que considerado ter sido injustiçado na época porque não teve a devida atenção e talvez tenha sido por conta da divulgação ou qualquer coisa do tipo, mas posso considerá-lo um clássico, pelo menos pra mim, por um conjunto de itens que o fazem ser um jogo de alto nível valendo cada segundo de sua jogatina.



Comentários