Game em Foco - Superman (Atari 2600)



Em dezembro de 1978 era lançado o primeiro jogo da história com um personagem famoso, e ele era o Superman. A DC Comics, detentora dos direitos do herói, deu permissão a Atari de utilizar seu grande ícone, e assim esse game se tornou o primeiro oficialmente licenciado no quesito personagem de grande escala de quadrinhos. O game foi projetado por John Dunn.


HISTÓRIA:


No jogo, o Superman deve recompor uma ponte de Metrópolis destruída por Lex Luthor, enquanto lida com a captura de criminosos que trabalham para o vilão, e tenta salvar a Lois Lane.


Superman sobrevoando Metrópolis.
(Imagem da Internet)


Lex Luthor e seus capangas destruindo a ponte
de Metrópolis (Imagem da Internet)

CURIOSIDADES SOBRE O TÍTULO:


- O Homem de Aço volta a seu disfarce de Clark Kent usando uma cabine telefônica, assim ele pode entrar no Planeta Diário. A cabine também serve para que ele volte a ser o Superman.


Clark Kent e a famosa cabine telefônica
(imagem da internet)


- Lex Luthor libera Kryptonita para tentar enfraquecer o herói pelos cenários do jogo, e obviamente deve ser evitada. Quando atingido pela Kryptonita, Superman perde os poderes, e só consegue recuperá-los com um beijo da Lois Lane, o herói possui seus poderes básicos no game como Raio X, força e voo.

 

  O beijo da Lois recupera a força do herói.

- O jogo do Superman para Atari podia ser pausado usando o botão de seleção no próprio videogame, um dos primeiros a ter essa opção.

 

- Apesar de ser um game especificamente para um jogador, inclusive a capa dizia isso, era possível jogar para dois, mas o modo como isso acontecia era terrível, pois os dois players controlavam um só personagem, ao mesmo tempo, e com certeza isso não tinha lógica nenhuma.


- Como curiosidade o jogo do Superman foi desenvolvido usando o código do jogo Adventure (um outro título considerado clássico para o sistema do Atari), e acabou até mesmo saindo antes dele para o videogame.

 

Superman vs. Lex Luthor


TRILHA E EFEITOS SONOROS:


O jogo não tem música, e basicamente somente efeitos sonoros que particularmente são meio irritantes, mas estão presentes.

 

DESTAQUE:


Com certeza as artes feitas para o jogo, que eram dignas dos quadrinhos, mostrando Superman contra Lex Luthor. So isso já foi suficiente para ser um atrativo para o título.

  

CONSIDERAÇÕES:

 

O game do Superman para o console Atari 2600 é nostálgico por conta do personagem que é tão icônico, lógico que aqui não vou analisar o gráfico e nem jogabilidade, é nítido que o jogo poderia ter sido feito para ser mais divertido mesmo com uma dinâmica simples (principalmente colocando um modo para dois jogadores), mas é um jogo de antes dos anos 80, e para a época se tornava um marco, trazendo o Superman, um herói famoso dos quadrinhos. Destaco aqui também um grande ponto da Atari por ter conseguido licenciar o personagem para tê-lo no seu hall de jogos.

 

 Encarte do jogo na arte de chamada para o game.
(Imagem da Internet)





Comentários

  1. Ótimo texto, Fabrício! Não conhecia essas curiosidsdes, e é interessante saber que o game inaugurou tantas coisas, como a pausa pelo console. A arte usada para ilustrar a capa do jogo é realmente linda, mais até do qud as capas atuais, na minha opinião. Continue a trazer mais textos pra gente, Fabrício, pois está muito bom de acompanhar! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabrício (Sensações Nerds)13 de junho de 2024 às 15:52

      Agradeço demais o comentário meu amigo Rafa! Aqui adoramos curiosidades de games, como esse do Superman, que é bem legal né, e esse é o intuito desse tipo de conteúdo, é algo simples, mas eu pretendo continuar sim, sempre em frente. Muito obrigado pelo apoio de sempre!

      Excluir
  2. Excelente texto e review! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário