Compositores nos Games - Masato Nakamura
HISTÓRIA
Masato Nakamura nasceu em 1 de outubro de 1958 na cidade de Chofu localizada na província de Tóquio no Japão. Atualmente com 66 anos, sua carreira de sucesso começou como músico de estúdio, gravando faixas de artistas variados, até que formou sua primeira banda com a cantora Miwa Yoshida, o Cha-Cha & Audrey’s Project. Anos depois em 1988 fundou o grupo de J-Pop, Dreams Come True, junto com a própria Miwa Yoshida e também Takashiro Nishikawa, estourando para o Japão e para o mundo com vários álbuns e arrastando milhares de fãs.
A banda Dreams Come True na capa do álbum |
No início de 1990 a Sega o escolheu para compor as músicas do seu novo game, o Sonic The Hedgehog, e ao mesmo tempo Nakamura ainda excursionava com a sua banda Dreams Come True. O sucesso de Sonic foi estrondoso e o músico voltou a compor para o segundo game da franquia, o Sonic The Hedgehog 2 de Mega Drive. Ele também compôs músicas para Sonic Spinball, Super Smash Bros. Brawl e Final Fantasy VIII, e esteve presente junto com a Sega em Sonic Generations, que contava com remakes de suas faixas originais do Sonic do Mega.
A trilha sonora do Sonic de Mega Drive está entre as mais |
Além desses games, Masato Nakamura também teve composições para filmes e comerciais de televisão, além de gravar diversos álbuns com a sua banda Dreams Come True, onde sempre esteve envolvido em todas as músicas, tanto em arranjos como em letras. Em 2002 fundou junto com sua companheira de banda a gravadora DCT Records, onde são produtores executivos.
CURIOSIDADES:
– Masato Nakamura não compôs as músicas do Sonic The Hedgehog 3 na época por discordâncias financeiras com a Sega, o que o levou a sair da empresa.
– O músico e produtor é casado com Mãkii, ex-vocalista da banda de J-Rock, High and Mighty Color, grupo que fez muito sucesso no Japão e que tem músicas em vários animes entre aberturas e encerramentos, como por exemplo Bleach, e caso nunca tenha ouvido falar, é uma boa pedida de Rock lá do oriente, valendo uma conferida pela internet.
RELEVÂNCIA NA INDÚSTRIA DOS GAMES:
Os compositores são de extrema importância para o mundo musical, e falando de trilhas sonoras de games, sempre temos que exaltar os profissionais, como o Masato Nakamura. Graças aos seus múltiplos talentos ele foi capaz de criar músicas que até hoje marcam o mundo inteiro, além de criar uma identidade única em suas faixas. Com isso ele se colocou com uma peça primordial em meio a história da gigantesca indústria dos games e marcando a vida de milhares de pessoas com a sua obra.
OPINIÃO:
Essa é a primeira coluna para falar dos compositores nos games, e falar do Sonic é falar de nostalgia e identidade musical. Primeiro porque o tema de abertura do jogo era sinônimo de alegria em poder jogar. Segundo porque para mim a parte espetacular era a música do cenário de Green Hill Zone, a primeira fase de Sonic 1 de Mega Drive. Esse instrumental foi algo único pra mim, porque aliava a parte sonora com a velocidade do personagem e causava uma sensação diferente. O game em si em todas as faixas era marcante de alguma maneira, com impressões peculiares ao cenário e a música, e Masato Nakamura conseguiu unir de uma maneira muito singular o som dinâmico de cada faixa instrumental desse game com a jogabilidade, o que é algo primordial, tanto que a minha memória afetiva com esse título é muito grande, principalmente por conta de ter jogado lá no Mega Drive. Enfim, só posso deixar aqui a grande satisfação de poder fazer uma singela homenagem a um dos grandes mestre das composições, por ter nos contemplado com sua criatividade e marcado gerações com as músicas desse Sonic, e essa é a obra de Masato Nakamura a quem exaltamos aqui.
Comentários
Postar um comentário