Compositores Nos Games #4 – Yuzo Koshiro


A trilhas sonora de games são excepcionais, sendo algo criado com tanta dedicação e carinho pelos compositores e muitas delas vão além das suas limitações chegando a fazer parte da vida do jogador, e muitas vão além do próprio game e isso é um ponto muito interessante de se notar, e somente o poder da música consegue esse feito, transformar instrumentais produzidos para uma mídia em verdadeiras obras de arte.

 

E o nosso personagem de hoje da coluna Compositores nos games, é ninguém mais ninguém menos que a lenda Yozo Koshiro, um compositor, arranjador, produtor e grande músico fortemente ligado a Sega que produziu faixas icônicas para os jogos da empresa e se tornou um dos maiores na sua área, criando um verdadeiro legado e tornando sua música praticamente hino para milhões de jogadores.

 

História:

 

Yuzo Koshiro nasceu em 1967 em Tóquio na cidade de Hyno, sendo filho de pais artistas e começando sua carreira musical desde muito cedo. Com uma forte influência do jogo Gradius e Space Invaders, Koshiro começou a criar suas próprias músicas e a divulgar nas revistas de PC, sob o nome de YK-2.

Com a divulgação do seu trabalho, o músico conseguiu uma vaga na Nihon Falcom como compositor e assim iniciou no mundo dos games contribuindo com várias trilhas para a empresa japonesa.


Produtora de games Nihon Falcom
(Imagem da Internet)


Posteriormente já estava em composições para jogos da Enix, e no computador Sharp X68000 com trabalhos em jogos menores mas que lhe deram muita experiência, fazendo o compositor chegar a Sega.

A chegada de Koshiro na Sega foi um divisor na vida de músico porque na empresa ele conseguiu um valor absurdo no seu trabalho, destacando uma franquia incrível do Mega Drive e do Master System e todas exalando sua grande criatividade e sendo destacado na tela inicial do jogo:                                                                         

Streets Of Rage de Mega Drive
(Imagem da Internet)
  
                               

Segundo game da série Streets Of Rage para Mega Drive
(Imagem da Internet)

                   
Terceiro game da franquia de sucesso no Mega Drive
(Imagem da Internet)

                              
Na série Streets Of Rage, Koshiro alcançou sons que ultrapassaram os limites do que era produzido na época, tanto em timbres quanto na parte criativa e na qualidade sonora, com mistura de hip hop, pop e techno.

Temos que destacar aqui também a parceria do Koshiro com o compositor e produtor de música Techno Motohiro Kawashima no Streets Of Rage 2 e 3, que foi de extrema importância e trouxe ainda mais influências para o alma das trilhas do beat em up marcando pra sempre o mundo dos games.

Parceria grandiosa entre Motohiro Kawashima e Yuzo Koshiro.
(Imagem da Internet)
 
E ainda pelo Mega temos o The Revenge Of Shinobi com outra incrível trilha de qualidade, também com a assinatura e crédito do mestre Koshiro na tela inicial dos game.
                              
The Revenge Of Shinobi de Mega Drive
(Imagem da Internet)
                                                     

Curiosidades:


- Koshiro nas outras empresas antes da Sega não tinha seu nome citado nas trilhas, inclusive até hoje tem problemas com isso, então muitas dessas ideias que vieram a amadurecer depois já estavam presentes nos títulos em que havia trabalhado.

- O músico também é autor das trilhas do game Super Adventure Island, onde conseguiu muitas misturas interessantes de estilos.


Super Adventure Island de SNES
(Imagem da Internet)

                                        

- Seu trabalho em Actraiser ganhou o prêmio de melhor música em 1993 pela Electronic Gaming Monthly, uma revista mensal americana sobre jogos e toda a cobertura editorial da época.


Actraiser de Super Nintendo
(Imagem da Internet)


- Trabalhou nas composições do primeiro Shenmue juntamente com Takenobu Misuyoshi e Masahiro Yoshimoto mas acabou não gostando do resultado, não por conta dos seus companheiros de composição, mas por questões de equipamentos que utilizou e também desavenças com a equipe que dirigia o jogo.

- Em meio aos trabalhos que fez, Yuzo Koshiro teve a sua empresa em 1991, a Ancient, que era gerenciada pela sua irmã e a sua mãe, inclusive essa desenvolvedora e a criação de jogos era o seu objetivo inicial antes mesmo de ser compositor, agora imaginem se ele não tivesse seguido na música e o caminho fosse outro.

- A Ancient começou seu trabalho com a produção do port de Sonic 1 para Master System que também teve a trilha sonora do Yuzo Koshiro, transformando o game num título único e totalmente a parte do lançado antes para o Mega Drive.

    Sonic The Hedgehog na sua versão de Master System
(Imagem da Internet)


- Koshiro nos últimos anos tem trabalhado no desenvolvimento de um novo jogo para Mega Drive com o seu estúdio Ancient, no qual revelou seu nome em 2023, "Earthion", um Shoot ‘em Up que segundo ele vai usar todas as capacidades do console de 16 bits e vai trazer novamente suas trilhas para o título utilizando o mesmo chip sound usado em Streets Of Rage. O game está previsto pra sair ainda nesse ano de 2025 e com esse jogo veremos o artista nas duas áreas que tanto ama: composição e desenvolvimento de jogos.


Earthion novo jogo do Koshiro para Mega Drive que chega ainda em 2025
(Imagem da Internet)


Mais alguns jogos em que trabalhou solo ou em parceria, além dos clássicos já citados:


Batman Returns de Master System e Game Gear

Beyond Oasis de Mega Drive

The Legend Of Oasis de Sega Saturn

Namco X Capcom – Playstation 2

Castlevania: Portrait Of Ruin

Super Smash Bros. Brawl – Wii

Dragon Ball Online – PC

Streets Of Rage 4 (como um dos músicos convidados) – Playstation 4, PC, Xbox One e Nintendo Switch


Relevância na indústria dos games:


Yuzo Koshiro é um daqueles gênios das trilhas sonoras com um estilo muito inovador e criativo nas suas composições, e em Streets Of Rage por exemplo ele conseguiu um grande conjunto de ritmos fortes e marcantes que são lembrados sempre como fonte de como se fazer trilhas sonoras de excelente qualidade, desde os beat’em Ups até outros estilos de jogos.

 

Opinião:


Como um fã de trilhas sonoras não poderia deixar de fora o genial Yuzo Koshiro, que já descrevi nesse texto como um gênio das trilhas sonoras de games, porque pra mim o que foi produzido por ele é de um nível altíssimo, e não é só por conta dos jogos famosos, Koshiro já tinha trabalhos na Nihon Falcom com aquele quê especial, desde ritmos lentos até agitados que hoje podemos ouvir e desfrutar por aí pela internet (muitos deles presos ao Japão, não sendo lançados fora daquele país), e obviamente com aqueles trabalhos o auge chegaria na Sega e se tornaria marcante, a exploração de ritmos como hip hop, techno, rap, e outros elementos é tão forte que é viciante de escutar.

Enfim, esse foi mais um dos grandes compositores no games que marcaram seu nome na história, na minha, na sua que está lendo, e talvez você nem soubesse quem ele era, mas a sua música te alcançou em algum desse jogos clássicos ou até mesmo no Streets Of Rage 4 (um dos jogos mais recentes), e quem sabe também no Earthion que promete bastante, e acho que esse é o grande barato dos vídeo games, com a arte borbulhando em várias essências e a música sendo um dos pontos de grande importância desse gênero.


Comentários