Compositores Nos Games #4 – Yuzo Koshiro
A trilhas sonora de games são excepcionais, sendo algo criado com tanta dedicação e carinho pelos compositores e muitas delas vão além das suas limitações chegando a fazer parte da vida do jogador, e muitas vão além do próprio game e isso é um ponto muito interessante de se notar, e somente o poder da música consegue esse feito, transformar instrumentais produzidos para uma mídia em verdadeiras obras de arte.
E o nosso personagem de hoje da coluna Compositores nos
games, é ninguém mais ninguém menos que a lenda Yozo Koshiro, um compositor, arranjador, produtor e grande músico
fortemente ligado a Sega que produziu faixas icônicas para os jogos da empresa
e se tornou um dos maiores na sua área, criando um verdadeiro legado e tornando
sua música praticamente hino para milhões de jogadores.
História:
Yuzo Koshiro nasceu em 1967 em Tóquio na cidade de Hyno,
sendo filho de pais artistas e começando sua carreira musical desde muito cedo.
Com uma forte influência do jogo Gradius e Space Invaders, Koshiro começou a
criar suas próprias músicas e a divulgar nas revistas de PC, sob o nome de
YK-2.
Com a divulgação do seu trabalho, o músico conseguiu uma
vaga na Nihon Falcom como compositor e assim iniciou no mundo dos games
contribuindo com várias trilhas para a empresa japonesa.
![]() |
Produtora de games Nihon Falcom (Imagem da Internet) |
Posteriormente já estava em composições para jogos da Enix, e no
computador Sharp X68000 com trabalhos em jogos menores mas que lhe deram muita experiência, fazendo o compositor chegar a Sega.
A chegada de Koshiro na Sega foi um divisor na vida de músico porque na empresa ele conseguiu um valor absurdo no seu trabalho, destacando uma franquia incrível do Mega Drive e do Master System e todas exalando sua grande criatividade e sendo destacado na tela inicial do jogo:
![]() |
Streets Of Rage de Mega Drive (Imagem da Internet) |
![]() |
Segundo game da série Streets Of Rage para Mega Drive (Imagem da Internet) |
![]() |
Parceria grandiosa entre Motohiro Kawashima e Yuzo Koshiro. (Imagem da Internet) |
![]() |
The Revenge Of Shinobi de Mega Drive (Imagem da Internet) |
Curiosidades:
- Koshiro nas outras empresas antes da Sega não tinha seu nome citado nas trilhas, inclusive até hoje tem problemas com isso, então muitas dessas ideias que vieram a amadurecer depois já estavam presentes nos títulos em que havia trabalhado.
- O músico também é autor das trilhas do game Super Adventure Island, onde conseguiu muitas misturas interessantes de estilos.
![]() |
Super Adventure Island de SNES (Imagem da Internet) |
- Seu trabalho em Actraiser ganhou o prêmio de melhor música
em 1993 pela Electronic Gaming Monthly, uma revista mensal americana sobre
jogos e toda a cobertura editorial da época.
![]() |
Actraiser de Super Nintendo (Imagem da Internet) |
- Trabalhou nas composições do primeiro Shenmue juntamente
com Takenobu Misuyoshi e Masahiro Yoshimoto mas acabou não gostando do
resultado, não por conta dos seus companheiros de composição, mas por questões
de equipamentos que utilizou e também desavenças com a equipe que dirigia o
jogo.
- Em meio aos trabalhos que fez, Yuzo Koshiro teve a sua
empresa em 1991, a Ancient, que era gerenciada pela sua irmã e a sua mãe,
inclusive essa desenvolvedora e a criação de jogos era o seu objetivo inicial antes mesmo de ser compositor, agora imaginem se ele não tivesse seguido na
música e o caminho fosse outro.
- A Ancient começou seu trabalho com a produção do port de Sonic 1 para Master System que também teve a trilha sonora do Yuzo Koshiro, transformando o game num título único e totalmente a parte do lançado antes para o Mega Drive.
![]() |
Sonic The Hedgehog na sua versão de Master System (Imagem da Internet) |
- Koshiro nos últimos anos tem trabalhado no desenvolvimento
de um novo jogo para Mega Drive com o seu estúdio Ancient, no qual revelou seu
nome em 2023, "Earthion", um Shoot ‘em Up que segundo ele vai usar
todas as capacidades do console de 16 bits e vai trazer novamente suas trilhas para o título utilizando o mesmo
chip sound usado em Streets Of Rage. O game está previsto pra sair ainda nesse ano de 2025 e com esse jogo veremos
o artista nas duas áreas que tanto ama: composição e desenvolvimento de jogos.
![]() |
Earthion novo jogo do Koshiro para Mega Drive que chega ainda em 2025 (Imagem da Internet) |
Mais alguns jogos em que trabalhou solo ou em parceria,
além dos clássicos já citados:
Batman Returns de Master System e Game Gear
Beyond Oasis de Mega Drive
The Legend Of Oasis de Sega Saturn
Namco X Capcom – Playstation 2
Castlevania: Portrait Of Ruin
Super Smash Bros. Brawl – Wii
Dragon Ball Online – PC
Streets Of Rage 4 (como um dos músicos convidados) –
Playstation 4, PC, Xbox One e Nintendo Switch
Relevância na indústria dos games:
Yuzo Koshiro é um daqueles gênios das trilhas sonoras com
um estilo muito inovador e criativo nas suas composições, e em Streets Of Rage
por exemplo ele conseguiu um grande conjunto de ritmos fortes e marcantes que
são lembrados sempre como fonte de como se fazer trilhas sonoras de excelente
qualidade, desde os beat’em Ups até outros estilos de jogos.
Opinião:
Como um fã de trilhas sonoras não poderia deixar de fora o
genial Yuzo Koshiro, que já descrevi nesse texto como um gênio das trilhas
sonoras de games, porque pra mim o que foi produzido por ele é de um nível
altíssimo, e não é só por conta dos jogos famosos, Koshiro já tinha trabalhos na
Nihon Falcom com aquele quê especial, desde ritmos lentos até agitados que
hoje podemos ouvir e desfrutar por aí pela internet (muitos deles presos ao
Japão, não sendo lançados fora daquele país), e obviamente com aqueles
trabalhos o auge chegaria na Sega e se tornaria marcante, a exploração de
ritmos como hip hop, techno, rap, e outros elementos é tão forte que é viciante
de escutar.
Enfim, esse foi mais um dos grandes compositores no games
que marcaram seu nome na história, na minha, na sua que está lendo, e talvez
você nem soubesse quem ele era, mas a sua música te alcançou em algum desse
jogos clássicos ou até mesmo no Streets Of Rage 4 (um dos jogos mais recentes), e quem sabe também no Earthion que promete bastante, e acho
que esse é o grande barato dos vídeo games, com a arte borbulhando em várias
essências e a música sendo um dos pontos de grande importância desse gênero.
Comentários
Postar um comentário